IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Você joga óleo de cozinha na pia?


Neste texto, o aluno Leônidas reflete sobre o perigo do descarte inadequado do óleo de cozinha e indica a alternativa sustentável de reaproveitá-lo para fazer sabão. Vamos ler sobre isso ?
------------------------------------------------------------------------------------
            O velho hábito de jogar o óleo das frituras na pia da cozinha na hora de lavar a louça parece ser inofensivo, porém ele é mais prejudicial do que pensamos. Podemos entupir os encanamentos e, quando o óleo chega aos rios e mares, fica pairando uma camada de gordura que causa danos aos peixes, algas e todo o tipo de vida marinha. Além disso, o óleo, com a decomposição, libera na atmosfera o gás metano, um dos causadores do efeito estufa, que colabora para o aquecimento global.
       Podendo reutilizar, por que não? O óleo de cozinha sendo um dos vilões da contaminação das águas pode ser utilizado para fazer sabão ou então na produção de biodiesel, um combustível renovável que melhora o ar que respiramos. Para fazer o armazenamento do óleo de cozinha usado, basta guardá-lo em garrafas pet, com que poderemos fazer nosso próprio sabão ou doar para alguns pontos de recebimento de material reciclável, como escolas e lojas que apoiam esta ideia.
            Desta forma, estaremos colaborando para um meio ambiente mais limpo e puro e gerando uma nova fonte de renda para entidades “cooperativas” de reciclagem e pessoas que fazem o sabão para uso próprio e para venda.
            Acredito que desta maneira podemos melhorar o planeta e ajudar a conscientizar os cidadãos. Precisamos entrar nas escolas, nas empresas e reeducar a população passando para as crianças e para os adultos a importância de prevenir hoje para termos um amanhã melhor.
             Veja agora a receita para fazer o sabão: 

Material
5 litros de óleo de cozinha usado.
2 litros de água.
200 mililitros de amaciante.
1 quilo de soda cáustica em escama.

Preparo
Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente.
Coloque, com cuidado, a água fervendo.
Mexa até diluir todas as escamas da soda.
Adicione o óleo e mexa.
Adicione o amaciante e mexa novamente.
Jogue a mistura numa fôrma e espere secar.
Corte o sabão em barras.

Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.


Aprenda a fazer o seu próprio sabão, assistindo a este vídeo: 



                                                                       ( Leônidas Oliveira, ADM, noturno )


Nenhum comentário:

Postar um comentário