IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vazios

Um bonito poema para refletirmos sobre o modo como estamos vivendo a nossa vida... Mais uma importante reflexão da turma de Contábeis, da aluna Julianny.
---------------------------------------------------------------------------------
É assim que vivemos, mas não é assim que ele vive,
eu não vivo como você, nem ele como eu.
O que ele tem eu não tenho e o que eu tenho o outro não tem.
Que sociedade é essa? 
Que mundo é esse?
O que importa?
Eu? Você? Ele?
Nós! 
Individualidade predominando,
capitalismo contaminando
e o mundo continua se acabando. 
É assim que seguimos a vida, 
nada fazendo por ninguém.
Vida singular,
vida vazia,
vida sem amor,
vida capitalista!

( Julianny Batista Santos, Ciências Contábeis )

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Renúncia

Eis um belo texto, de tom mais intimista, o qual, todavia, nos faz refletir a respeito de questões importantes sobre nossas ideias e ideais... 
-------------------------------------------------------------------------------------
Hoje renuncio a tudo. Renuncio aos amores não vividos, às brigas em família mal resolvidas, às contas não pagas, às palavras não ditas.
Renuncio à vida que gostaria de ter e, por percalços da vida, não aconteceu. Renuncio a quem eu gostaria de ser, mas por ter pensado de menos e me “desresponsabilizado” demais, não sou.
Renuncio aos meus projetos, renuncio às frustrações. Decidi me reinventar, decidi amar quem e o que me tornei com o passar dos anos. Percebi que, até hoje, fui o que esperavam que eu fosse, aliás pensei que fosse, pois, no final, percebi que mesmo querendo o contrário, decepcionei muitos, e o pior, decepcionei a mim mesma.
Fui amiga de ir até as últimas consequências, acreditando que, assim, teria alguém ao meu lado quando precisasse, mas nem sempre tive. Fui filha, irmã, mãe, esposa, amante. E não tenho certeza de ter desempenhado bem nenhum desses papéis. Me preocupei demais com tudo e acabei esquecendo que a vida segue seu caminho, e não depende de mim para que as coisas aconteçam. Me cansei quando tinha que continuar, gritei quando o melhor a fazer era calar, desisti quando precisava de somente mais um passo.
Assisti a filmes e tentei transportá-los para a minha vida, achando que teria algo de mágico para acontecer assim como nos filmes... E, na verdade, a mágica se faz nas coisas mais simples e, por falta de sensibilidade, não vi a mágica acontecer, não dei a devida importância.
Sinto saudades do que não vivi, sinto falta de pessoas que não conheci e, diante de todas essas conclusões, a única coisa que posso fazer é renunciar a mim e me reinventar.

                                                 ( Marcela Morais, Ciências Contábeis )

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Verde, a moda que deu certo

O título deste post, do aluno Kauê, já nos diz tudo...
--------------------------------------------------------------------------------------------       
        Atualmente o que mais observamos são empresas que adotam a sustentabilidade como forma de conscientizar seus colaboradores para que, além dos hábitos e atitudes conscientes internos da empresa, sejam atingidos também no seu dia a dia.
         Promovendo ações para estimular a consciência e reduzir o impacto de suas produções no meio ambiente, as grandes empresas do país já entenderam que adotar soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis é essencial não apenas para melhorar sua imagem, como também para aumentar a competitividade e a rentabilidade dos negócios. O investimento para financiar essas atitudes foi alto, porém recompensador. 
         Com isso, vemos construções ou reformas de grandes e pequenas empresas pensando em economizar água e energia, como janelas e telhados feitos estrategicamente para dispensar ou diminuir o uso de luzes acesas durante o dia, placas solares que convertem energia solar diretamente em eletricidade, e o reaproveitamento de água. 
          Também são exemplos programas de incentivo aos seus colaboradores, como sugerir o uso de carros que poluem menos, como os flex e com etanol, já interligando com a carona consciente, na qual, em cada semana, um colaborador usa seu carro para ir e voltar levando um grupo de colegas da empresa, revezando entre si. Outra sugestão é evitar o uso de embalagens e de produtos descartáveis, e reciclarem o lixo, não jogando resíduos perigosos em qualquer lugar, mas sim em locais apropriados e autorizados.
            Com esse comportamento, houve queda de custos com energia elétrica e água. Quer dizer que, além de ter uma atitude correta, como consequência tiveram colaboradores mais responsáveis com o meio ambiente e diminuíram seus custos. Portanto, concluímos que atitudes e ações sustentáveis são aproveitadas em várias vertentes dentro e fora da empresa.
                           ( Kauê Vieira Nascimento, ADM, noturno )