IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

E esse é mais um capítulo da política do “Pão e do Circo”?

E não é que aluna Paloma, da turma de ADM diurno, mais uma vez nos brinda com um texto muito bem escrito em que expõe suas ideias sobre um tema bastante atual em nosso país? Conheça suas ideias e comente-as.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Brasil: assistencialista?
Com raízes históricas, o Brasil é marcadamente um país de desigualdades profundas, em que se destaca a péssima distribuição de renda e a extrema precariedade das classes menos favorecidas. E na tentativa – falha – de minimizar ou solucionar este problema o governo tem promovido nas últimas décadas inúmeros programas sociais de caráter assistencialista: Bolsa Família, Bolsa Estiagem, Fome Zero, Brasil sem Miséria, e tantos outros. E são tão numerosos que nem todos são do conhecimento da população. Por exemplo, você já ouviu falar no “Bolsa Crack”?
O Cartão Recomeço, que ganhou popularmente o título de “bolsa crack”, é um auxílio financeiro às famílias de dependentes químicos. Porém, esta proposta não vai além de uma medida paliativa, numa tentativa de transferir para o Estado serviços de iniciativa particular a fim de aparentemente soerguer a deficiente infraestrutura social. Em nosso país a inexistência de investimentos sociais é consequência única e exclusiva dos desvios de verbas e de corrupção, uma vez que o Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa Tributária (IBPT), é o país que mais arrecada impostos e tem o pior retorno social.
O “Cartão Recomeço”, constitui, portanto, mais uma das centenas de políticas falhas, que apenas acentuará o paradoxo de nossa frágil arquitetura social: somos os primeiro país no ranking de adoção de medidas de caráter assistencialista e, no entanto, nossa população carece de educação, segurança, acesso à saúde pública e tantos outros direitos que deveriam ser assegurados pelo Estado. Isso sem mencionar o fato de que, em se tratando do Brasil, será inevitável a futura constatação de desvio das remessas financeiras que supostamente seriam destinadas às clínicas de reabilitação, sendo, portanto, mais um programa social que serve a interesses políticos.
A elite política, com sua demagogia excessiva preocupa-se claramente apenas com a questão de sobrevivência, como se promover somente a sobrevivência fosse o único papel do Estado. O Governo acaba por se revestir de uma imagem falsamente calcada na preocupação com a povo. Deveria preocupar-se em reestruturar a saúde e a segurança pública, beneficiando efetivamente a população, dando-nos retorno dos impostos exorbitantes que pagamos, e, sobretudo, investir na geração de empregos e na educação de qualidade. Isto sim é capaz de atingir a raíz de nossos problemas de maneira eficiente.  Nosso país necessita reorganizar-se política, jurídica e socialmente.
              Desse modo, a questão-chave não é o assistencialismo, mas a educação. Somente por meio de um modelo de infraestrutura que enfatize a arquitetura social é que se torna possível proporcionar embasamento educacional a todos, visto que é a educação que capacita as pessoas para a construção de habilidades e competências necessárias para empreender enormes mudanças, aplacando os tantos problemas que assolam o país e que não podem ser reduzidos a simples medidas de curto prazo que apenas mascaram a raíz do problema.
              Afinal, o que é mais viável: permanecer apenas assistencialista ou realmente atacar o problema e melhorar em definitivo a qualidade de vida do povo brasileiro? “Eis a questão”!




“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”                                                       (Paulo Freire)


(Paloma Cristina de Queiroz, ADM, diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário