IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

sábado, 12 de abril de 2014

A culpa não é da Copa

Mais um ótimo e polêmico texto... Este é da Fernanda de Lima, aluna da turma matutina de ADM. E você, o que pensa sobre esse assunto? Leia o post e comente.
---------------------------------------------------------------------------------------------
       Nesse ano de 2014, o Brasil terá grandes benefícios a partir da Copa do Mundo, como: mais turistas gerando lucro para empresas (principalmente de hotéis e turismo) e empregos para os brasileiros; melhorias na economia; ampliação de serviços; seu conhecimento por pessoas de vários locais do mundo, dessa forma, a cultura brasileira poderá ser divulgada amplamente; a reforma de aeroportos, melhorando as condições para os turistas e também para os brasileiros que utilizam o avião como meio de transporte e melhorias no sistema de telecomunicações, principalmente internet e celulares.
         Porém, a Copa não trará só benefícios, mas também impactos negativos pelos quais o país não deveria passar. Basicamente, o alto gasto com a reforma de estádios, a construção e a infraestrutura já passou de bilhões. A copa pode trazer alguns impactos ambientais, sim, a princípio pode causar a destruição de áreas verdes, e a poluição, mas tudo isso pode servir para que as pessoas se tornem mais sustentáveis e percebam que a natureza é importante para nossa sobrevivência e também para o país progredir.
         É de importância crucial que os brasileiros saibam de onde vem esse dinheiro, tanto quanto para onde ele vai, que, no caso desse ano, será utilizado na copa, e nos anos seguintes vai para o bolso dos políticos. Enfim, os altos valores de impostos deveriam ser revertidos de outras maneiras. Porém, nossos governantes não conseguem planejar melhor nosso sistema econômico, cultural e social para que tudo possa ser feito, como melhoria na educação, na saúde, no transporte público e também no entretenimento, com a melhoria e a construção de estádios de futebol.
         O problema não está na Copa, e sim nos nossos governantes que não têm eficiência nenhuma, nem honestidade para saber administrar o dinheiro público, pois pessoas em hospitais já morriam antes da copa vir para o Brasil. Planejamento é o que falta para o país progredir. Hipocrisia é brasileiro falar que não gosta de futebol. Além disso, também precisamos de lugares para lazer.
          A população não pode ficar de braços cruzados e deixar que o nosso dinheiro seja aplicado de forma errada e incapaz de fazer o país avançar tanto economicamente, quanto socialmente. A melhor forma de mostrar para nossos governantes que “estamos de olho” é fazer manifestações pacíficas e lutar pelos direitos do país.
          E que sejamos campeões, pois já que estamos fazendo a Copa em nosso país, que tenhamos a oportunidade de mostrar o quanto somos hospitaleiros e mostrar a alegria e a felicidade do nosso povo.

                          ( Fernanda de Lima, ADM, manhã )

terça-feira, 1 de abril de 2014

Leis desleais

Neste post, a aluna Graziela, da turma de ADM - noturno, traça importantes reflexões sobre o que é "de direito" e se é direito... Conheça suas ideias, lendo este texto.
--------------------------------------------------------------------------
Eu não costumo dar minha opinião em assuntos polêmicos e nem postar nada sobre isso em redes sociais, mas eu tomei ciência de um fato que preciso compartilhar com vocês, porque tenho certeza de que muita gente não sabe.
Nós, cidadãos, temos leis para garantir nossos direitos e deveres. Logo, nos baseamos nas leis para viver em sociedade. Mas como viver numa sociedade, onde as leis são mudadas a torto e a direito, e o pior, sem motivo forte o bastante para isso?!
Eu não sou contra a mudança, pelo contrário, nossa constituição é bem retrógrada e há coisas que precisam de revisão há décadas. Mas existem coisas que não há por que mudar. E se os nossos governantes, apesar disso, acreditarem que precisam ser mudadas, poderiam, pelo menos, estruturá-las de forma mais adequada.
Como é agora o caso do novo modelo de carteira de estudante, a qual, por meio de lei, garante-nos, estudantes, meia entrada em diversos eventos. Ela foi criada para que não haja mais fraudes. Ideia bacana e válida. Porém, essa carteira é cobrada e terá que ser renovada a cada ano. ABSURDO!
Ela custa R$ 20,00 e temos que pagar o frete também, no valor de R$ 6,50. Não é justo, nós, estudantes, termos que pagar por um direito nosso. Não é um favor que o governo nos faz. Se, apesar de tudo, ainda tivermos que pagar, por que eles não fazem como no caso da Carteira de Identidade, em que a primeira via é gratuita? Se o estudante a perder, aí, sim, pagaria uma taxa. Salvo no caso de roubo.
Eu estou indignada! Não só como estudante, mas como cidadã. Sabe, que país é esse onde as leis criminais são brandas, não são revistas, e uma simples lei para estudante é revista com prioridade? Que país é esse onde há mais dinheiro sendo investido e gasto em estádios aos quais nem todos os brasileiros têm acesso, ao invés de ser gasto com melhorias em saúde, educação? Que país é esse onde uma pessoa é eleita e, ao invés de governar para o povo, governa segundo seus mandos e desmandos e de seus "conselheiros" ministros? Eu não quero um país assim para os meus filhos. E tenho certeza de que não foi esse o país que meus pais sonharam para mim.
O voto é a nossa única arma. E este ano é eleitoral, então, eu lhes peço para que pensem, revejam, pesquisem antes de usar essa arma poderosa, porque o tiro é único e pode nos salvar ou nos fazer sofrer por mais 4 anos...
E, para quem quiser saber mais do que eu estou falando, segue um link:


                                           ( Graziela Fortunata, ADM, noturno )