IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Continuando...

Que beleza "abrir" os posts de 2015 com um texto tão inspirador e atual ! Parabéns, Iara, por aliar os 3 temas principais do nosso blog neste lindo texto. 
---------------------------------------------------------------------------------
Esta semana, o Brasil se despediu de uma grande figura: Tomie Ohtake. Pintora, escultora, artista plástica, mãe, mulher. Os que conhecem um pouco de sua história, sabem do seu valor. Um exemplo de pessoa. Ao saber de sua morte, achei que lhe caberia uma homenagem neste blog sobre sustentabilidade, arte e cultura.
Tomie morreu aos 101 anos no Brasil, onde morou por 70 anos. Nasceu no Japão em 1913. Ganhou a cidadania brasileira, mas nunca deixou de ser japonesa.
Muito se fala de sustentabilidade, mas o que sustenta esta ideia? Reciclar? Reutilizar? Evitar desperdício? Sustentabilidade possui uma relação estreita com a ideia de continuidade.
Aqui, Tomie desenvolveu sua arte, sua criatividade. Aqui ela enriqueceu nossa cultura com seu trabalho e nos “presenteou” com seus 2 filhos; um deles, um dos maiores arquitetos da atualidade. Do Japão, trouxe sua garra, sua persistência e sua habilidade de continuar sempre, de ser sustentável consigo mesma.
Quando reciclamos um produto, damos aos elementos reciclados a possibilidade de continuar a ser útil em outro produto. Quando reutilizamos, damos ao próprio produto a possibilidade da continuidade. Tomie Ohtake continuou sendo Tomie Ohtake por 101 anos, e isso, em termos humanos, é uma continuidade e tanto! Mas o mais importante não é que ela viveu por todo esse tempo; ela produziu por todo esse tempo. Inventou-se, reinventou-se, reciclou-se!
Enquanto perdemos tempo reclamando do que ocorre em nossa volta, não temos tempo para tomarmos atitudes. Falar de sustentabilidade é ótimo, mas melhor ainda é agir de acordo com o que dizemos e trabalharmos pela disseminação dessas ações, para dar continuidade ao processo. Lamentar-se pelo que foi destruído não reconstruirá o planeta; replantar as árvores, limpar os rios e parar o processo de destruição irá ! Inverter a tendência é o que nos permitirá continuar a viver em parceria com os recursos naturais de que dispomos. Mas atitudes, não lamentações. Ações, não discursos.
Tomie trabalhou até o fim. Dias antes de seu falecimento, pediu aos médicos que lhe dessem alta, para que pudesse voltar a trabalhar.
A melhor maneira de resumir Tomie Ohtake é por meio de seu comentário ao saber que uma de suas obras havia sido destruída pelo fogo em um incêndio no Memorial da América Latina no final de 2013. Uma tapeçaria de 700 metros quadrados (70m x 10m). Uma obra de valor inestimável. E, enquanto o mundo se lamentava pela obra perdida, em uma entrevista sobre o desastre, ela disse: “Então, preciso começar a trabalhar”.             E assim (se) foi Tomie Ohtake. E assim Tomie Ohtake continuará.

Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/11/tomie-ohtake-diz-que-pode-refazer-painel-atingido-por-fogo-no-memorial.html

(Iara Milito, ADM, noite)

4 comentários:

  1. Incrível como as palavras conseguem ser usadas não só para tema como para vida.. "então preciso começar a trabalhar" (...)

    ResponderExcluir
  2. Uau. Realmente uma leitura que chama a atenção. Não conhecia a artista. Mas com essa ligação ate aguçou a curiosidade. Parabéns Iara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, Dani!!
      A Tomie é a artista que fez aquela escultura vermelha do Emissário. Pesquise sobre ela, acho que vc vai gostar! ;-)
      Bjs!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir