IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Crise dos 18 anos

Neste post, a aluna Mariana tece considerações bem pertinentes sobre os tão esperados 18 anos... com suas alegrias e suas angústias! ;)
--------------------------------------------------------------------
Todo adolescente, no terceiro ano do ensino médio, sofre aquela crise de não saber o que fazer da vida quando o assunto é profissão. A correria com os trabalhos para concluir o último ano de escola, as longas horas de estudo para o vestibular no fim do ano e a pressão para ir bem no ENEM – essa parece ser a pior de todas – tudo são pequenas amostras de que a vida de adolescente já está começando a ficar para trás.
Mas com tudo isso ainda tem um lado bom, uma vez que, em muitos dos casos, é também no terceiro ano do ensino médio que surge aquela vontade e ansiedade de completar os tão esperados 18 anos. Imagina-se que, ao chegar à maioridade, "tudo posso, ninguém manda em mim, sou dono de mim mesmo". Mas basta parar para refletir por um minuto que qualquer um entra em prantos, ao lembrar-se então que, com a maioridade, vêm também as responsabilidades e a maior decisão de nossas vidas: a PROFISSÃO.
Para alguns, como é fácil decidir essa questão! Muitas vezes por influência familiar ou até mesmo o sonho de ser algo nos deixa nítido o que queremos ser. Mas e quando nenhum desses fatores nos ajudam e quando a dúvida entre duas ou mais profissões nos cerca e acabamos por não querer mais nenhuma daquelas, mas também não sabemos escolher outra?
É desse ponto adiante que percebemos quão difícil é nos tornarmos adultos e quantas responsabilidades vêm junto com tudo isso. Começamos a nos questionar: "será que vou saber conciliar tudo isso: decisões, estudo, talvez um emprego?".
Quantas pessoas nos pressionam a decidir logo e outras que dizem que logo vamos encontrar resposta pra tudo... Mas e se essas respostas não chegarem?
E se, mesmo depois de tudo isso, nada ficar claro, o conselho é relaxar, porque todo mundo já passou por isso e hoje devem encontrar-se satisfeitos com suas decisões.


                                 (Mariana Toscano, ADM, diurno )

Nenhum comentário:

Postar um comentário