IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A velhice nos tempos modernos

Um post - escrito por uma jovem - o qual discute a velhice na contemporaneidade ... Ufa! Há solução para este mundo! ;)
 --------------------------------------------------------
A velhice tornou-se um assunto bastante polêmico na nossa atualidade, pois muitas pessoas enxergam essa fase da vida como uma fase maravilhosa, e outras como uma fase terrível, o que gera indagações sobre por que existe essa divergência de opiniões sobre o mesmo tema.
Portanto, o que faz a diferença entre a velhice ser uma fase boa ou ruim é, primeiramente, a aceitação de que inevitavelmente um dia ficaremos velhos e isso não é e nem deveria ser visto como um problema. Infelizmente, para a maioria da população, essa fase é vista com desprezo, e é justamente por isso que, neste século, a velhice se tornou uma fase terrível.
Quando não aceitamos que, um dia, ficaremos velhos, acabamos prejudicando nosso próprio bem-estar, pois iniciamos uma busca desenfreada e despropositada, simplesmente para tentar evitar o inevitável. Porém, se aceitarmos essa fase como uma dádiva, teremos uma velhice feliz, já que o envelhecimento não precisa ser visto como um problema, visto que, junto dele, vêm benefícios como a sabedoria, a maturidade e a estabilidade financeira. É o período em que podemos aproveitar tudo que construímos ao longo da vida, isto é, se, ao longo da juventude, soubermos construir profissionalmente uma carreira, para que, no futuro, tenhamos melhores condições de vida. Além disso, não temos mais as inquietações e ansiedades que tínhamos na juventude, podendo assim ajudar as pessoas com as experiências que adquirimos ao longo da vida.
Infelizmente, a grande maioria da população encara a velhice com total desprezo, os idosos são tratados como ultrapassados e são praticamente excluídos da vida em sociedade. Isso ocorre porque somos influenciados constantemente pela ideia de que o envelhecimento é sinônimo de incapacidade, que os mais velhos não contribuem em nada e são, unicamente, os jovens que movimentam o país. Assim, tem-se a ideia de que, por isso, os idosos devem ser deixados de lado, quietos em um canto. A nossa sociedade não aceita a velhice e não nos permite enxergar a beleza que existe nela.
É necessária uma mudança de concepção nas pessoas, pois precisamos enxergar que a velhice não é um problema, é uma fase tão nobre como qualquer outra. É necessária a conscientização de que ser velho não nos torna incapacitados e, principalmente, devemos parar de ver a velhice como uma doença, ela é apenas mais uma fase de nossas vidas e, por sinal, uma fase muito bela que merece o respeito de todos.

                                    ( Amanda Mirela Coutinho da Silva, ADM, diurno )


Um comentário: