IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Lemas da sociedade: o que, realmente, vale a pena?!

Vale a pena refletir sobre estes questionamentos que a aluna Livia aborda... Estamos vivendo segundo nossa consciência? Estamos fazendo nossas escolhas?
-----------------------------------------------------

         "Penso, logo existo"; este era o lema dos tempos antigos. E, hoje, qual seria o lema? Pessoas mesquinhas, egoístas, sem cultura, sem personalidade e conteúdo. Esse é o perfil da maioria da sociedade. E quando nos deparamos com pessoas assim, não sabemos como reagir diante de tanta podridão. É possível os conceitos e valores terem mudado tanto?! Quais são os valores de hoje?
          Diante de tantos questionamentos, somos forçados a refletir: será que vale mesmo a pena mudar nossos valores, atitudes, pensamentos e até modo de viver e vestir para nos adequar a essa nova sociedade? Deveríamos ser quem não somos, criar máscaras para nos moldarmos e nos incluirmos socialmente? São perguntas retóricas que devemos fazer todos os dias, porque máscaras caem e, no fim, o que resta é a sua essência. Essa pode ser má ou boa, depende da índole de cada um.
          Ah, o lema? "Vivo equivocadamente, logo existo", do qual podemos tirar muitos outros lemas. Vendo tantas pessoas banais, se "contaminando", deve-se pensar: vale a pena mesmo?! É isso que queremos ser? É assim que queremos viver?
          Não, obrigada. Escolho ser eu mesma!
          Hoje, dinheiro, beleza e status valem mais que atitudes, caráter e inteligência. As amizades não são mais sinceras, porque o que move o mundo é a ganância, o interesse. Mas e aí, dinheiro compra tudo mesmo? Venderia sua alma, seu caráter por status?
          Não, obrigada. Não estou à venda!
          Os conceitos e valores podem ter mudado muito com o tempo, mas eu sobrevivi! Apesar dos pesares, da depravação, acredito que ainda possam existir pessoas com quem valha a pena ter uma amizade sincera, um "papo cabeça", sem interesses, sem egoísmo, sem mesquinharia. "Penso, logo existo", "Questiono, logo existo", "Vivo intensamente meu eu, logo existo". Sim, esses são meus lemas. Qual o seu?

                            ( Livia Aika Shirota, ADM, diurno )

Um comentário: