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segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ser $ustentável ou não ?

Eis um texto bem reflexivo sobre a temática da sustentabilidade e sua relação com o mercado.
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Homo sapiens... Para a natureza, no começo, éramos isso, apenas mais uma espécie no planeta água (a qual está sendo mais desperdiçada a cada dia)... Uma espécie que poderia viver em harmonia com toda a fauna e flora. No entanto, o ser humano acabou virando um explorador que, com o passar do tempo, foi se tornando destruidor, cada vez mais querendo avançar e descobrir, mas, como consequência, acabou destruindo.
Depois de anos fazendo mal ao planeta e a outras espécies, o ser humano criou um termo ao qual chamou de “sustentabilidade’’. Esse termo a que me refiro pode ser visto como alternativa para amenizar a situação do planeta ou, então, apenas mais um jeito de explorar e ganhar o tão cobiçado dinheiro, porém, dessa vez com um discurso diferente.
Sempre vemos campanhas publicitárias enormes dizendo que precisamos nos conscientizar mais, que precisamos ser mais sustentáveis... É aí que entram as duas faces do jogo: tudo que é dito como “sustentável” sempre é mais caro ou mais difícil de se obter, e, com a lógica de que todos precisamos nos conscientizar, por que então não dar à população o acesso a esses itens que ajudam o planeta?
A resposta é simples: por causa do ‘”dinheiro’’. Não teria sentido algum para as empresas que utilizam a sustentabilidade como forma de publicidade, dar à população acesso a esses itens, pois é daí que vem o lucro das mesmas, ou seja, por que ofereceriam, de graça, um produto que lhes dá lucro? Não faz sentido, mas infelizmente é o que ocorre e, como fez com a natureza, o ser humano aproveita ao máximo o que é oferecido, e, mesmo depois que tudo está no fim, arruma um jeito de converter a situação para o seu próprio benefício.
Afinal, será que aqueles que mais falam de sustentabilidade realmente fizeram uma conversão para um modo de vida sustentável?

                                  ( Gustavo Carvalho, ADM, diurno )

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