IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

domingo, 20 de março de 2016

Violência no futebol

Muito feliz com o texto que abre as postagens de 2016! Em seu post, o aluno Caio aborda a questão do respeito no futebol e a criação do Bom Senso Futebol Clube.
---------------------------------------------------------------------------------

          Não é de hoje que ocorrem brigas de torcidas entre clubes, não apenas no Brasil, mas também no mundo, muitas vezes em campeonatos nacionais tais como: Corinthians e Palmeiras (no Brasil); Boca Juniors e River Plate (na Argentina). Nos dois casos, são times tradicionais em seus respectivos países e, sendo assim, como em todo clássico esperam-se provocações entre as torcidas. Esses e outros casos desencadeiam a irritação por parte de alguns torcedores, assim, fazendo-os partirem para a agressão.
            No Brasil, o caso mais recente foi no jogo entre Corinthians e Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro de 2013, onde, no intervalo do jogo, realizado no estádio Mané Garrincha, a torcida do Corinthians aproveitou que não havia divisória de torcidas e invadiu o espaço do Vasco e, devido a esse fato, houve danos na arquibancada do até então futuro estádio de Copa do Mundo. Entre os corintianos, foram identificados torcedores que foram presos meses atrás pela morte do boliviano Kevin Espada, em jogo válido pela Libertadores da América do mesmo ano. Uma curiosidade entre esses dois times é que, em 2009, antes do segundo jogo da Copa do Brasil, um corintiano foi morto por vascaínos, em contrapartida, os corintianos queimaram um ônibus com torcedores do Vasco.
              Diante disso, hoje em dia, há um movimento no Brasil chamado Bom Senso Futebol Clube, cuja missão é promover a paz no futebol brasileiro e também torná-lo indústria na economia, gerando, assim, oportunidades. Muitos ex-jogadores, como Dida e Alex, aderiram à causa. As principais propostas do Bom Senso são o Fair Play Financeiro, que tem o simples objetivo de garantir a sustentabilidade da instituição esportiva e o desenvolvimento saudável do mercado. Outro fator é o reajuste do calendário que visa ao equilíbrio de jogos tanto para os times grandes (Palmeiras e Flamengo) como para os pequenos (Atlético Sorocaba), além da criação de uma nova categoria de times para disputar o Campeonato Estadual (Série E). Muitas vezes, os clubes perdem jogadores importantes para o time por causa de uma convocação para a seleção, e essa é mais uma das causas pela qual o Bom Senso luta.
              Em suma, pode-se dizer que, se esses dois fatores propostos pelo Bom Senso forem resolvidos, eles farão com que os torcedores que, antes provocavam baderna nos estádios, estragando o espetáculo, parem com isso, e ainda trarão as famílias de volta aos estádios, fazendo o futebol voltar a ser aquele espetáculo agradável de ver, com gols bonitos e jogadas individuais geniais.

                               (Caio Brandão Bibiano dos Santos, ADM, diurno)

Fonte das informações: http://www.bomsensofc.org.br/calendrio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_no_futebol
http://estadiovip.com.br/53441/vasco-e-corinthians-sao-punidos



Nenhum comentário:

Postar um comentário