IMPORTANTE

Não serão publicados posts e/ou comentários que incitem formas de discriminação ou de violência. Além disso, os textos assinados são de exclusiva responsabilidade do seu autor, não refletindo, necessariamente, a opinião dos demais alunos e da professora. Por essa razão, nenhum texto poderá ser assinado por meio de pseudônimo.

terça-feira, 22 de março de 2016

Geração verde

Neste post, a aluna Carolina nos convida a refletir sobre a necessidade de a sustentabilidade se tornar uma cultura entre nós, fomentando a criação de uma geração "verde". 
----------------------------------------------------------------------
       Sustentabilidade é a palavra que, de uns tempos para cá, vem sendo utilizada por muitas pessoas e principalmente por empresas. Tornar-se uma pessoa ou empresa “verde” pode ser considerado uma qualidade e, até mesmo, um diferencial. Mas por que a sustentabilidade vem se tornando algo tão importante na sociedade?
        Nos dias de hoje, é comum encontrar propagandas, embalagens e produtos voltados ao meio ambiente, mostrando que a população está se preocupando mais com a “saúde” da natureza e, com isso, as empresas e o mercado tendem a se adaptar ao novo consumidor ecológico.
      No quesito sustentabilidade, o Brasil ainda tem muito no que melhorar. Países como o Japão incentivam uma educação ecológica, desde muito cedo, começando com as crianças, isso faz com que os costumes e hábitos sejam outros. Algumas escolas no Brasil já perceberam que temos esse desfalque e, assim, têm em suas grades a matéria de meio ambiente, fazendo com que crianças levem esses hábitos para dentro de casa.            
        Problemas como aquecimento global, ciclones, enchentes são a resposta da natureza a um conjunto de negligências e abusos de recursos naturais. Deixar o mundo nessas condições para as nossas futuras gerações não me deixa nada orgulhosa, uma vez que, como em uma empresa, somos os donos dessa “instituição”, é nossa obrigação preservá-la. Além disso, somos exemplos para as crianças e é primordial que elas vejam o mundo como algo importante de se cuidar. 


                                           (Carolina Schefer, ADM, noturno)

domingo, 20 de março de 2016

Violência no futebol

Muito feliz com o texto que abre as postagens de 2016! Em seu post, o aluno Caio aborda a questão do respeito no futebol e a criação do Bom Senso Futebol Clube.
---------------------------------------------------------------------------------

          Não é de hoje que ocorrem brigas de torcidas entre clubes, não apenas no Brasil, mas também no mundo, muitas vezes em campeonatos nacionais tais como: Corinthians e Palmeiras (no Brasil); Boca Juniors e River Plate (na Argentina). Nos dois casos, são times tradicionais em seus respectivos países e, sendo assim, como em todo clássico esperam-se provocações entre as torcidas. Esses e outros casos desencadeiam a irritação por parte de alguns torcedores, assim, fazendo-os partirem para a agressão.
            No Brasil, o caso mais recente foi no jogo entre Corinthians e Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro de 2013, onde, no intervalo do jogo, realizado no estádio Mané Garrincha, a torcida do Corinthians aproveitou que não havia divisória de torcidas e invadiu o espaço do Vasco e, devido a esse fato, houve danos na arquibancada do até então futuro estádio de Copa do Mundo. Entre os corintianos, foram identificados torcedores que foram presos meses atrás pela morte do boliviano Kevin Espada, em jogo válido pela Libertadores da América do mesmo ano. Uma curiosidade entre esses dois times é que, em 2009, antes do segundo jogo da Copa do Brasil, um corintiano foi morto por vascaínos, em contrapartida, os corintianos queimaram um ônibus com torcedores do Vasco.
              Diante disso, hoje em dia, há um movimento no Brasil chamado Bom Senso Futebol Clube, cuja missão é promover a paz no futebol brasileiro e também torná-lo indústria na economia, gerando, assim, oportunidades. Muitos ex-jogadores, como Dida e Alex, aderiram à causa. As principais propostas do Bom Senso são o Fair Play Financeiro, que tem o simples objetivo de garantir a sustentabilidade da instituição esportiva e o desenvolvimento saudável do mercado. Outro fator é o reajuste do calendário que visa ao equilíbrio de jogos tanto para os times grandes (Palmeiras e Flamengo) como para os pequenos (Atlético Sorocaba), além da criação de uma nova categoria de times para disputar o Campeonato Estadual (Série E). Muitas vezes, os clubes perdem jogadores importantes para o time por causa de uma convocação para a seleção, e essa é mais uma das causas pela qual o Bom Senso luta.
              Em suma, pode-se dizer que, se esses dois fatores propostos pelo Bom Senso forem resolvidos, eles farão com que os torcedores que, antes provocavam baderna nos estádios, estragando o espetáculo, parem com isso, e ainda trarão as famílias de volta aos estádios, fazendo o futebol voltar a ser aquele espetáculo agradável de ver, com gols bonitos e jogadas individuais geniais.

                               (Caio Brandão Bibiano dos Santos, ADM, diurno)

Fonte das informações: http://www.bomsensofc.org.br/calendrio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_no_futebol
http://estadiovip.com.br/53441/vasco-e-corinthians-sao-punidos